quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Contran vê bicicleta elétrica como ciclomotor: uma estupidez.


Deu na Folha de São Paulo:


Contran vê bicicleta elétrica como ciclomotor

da Folha de S.Paulo (25/10/2009)
Para o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), as bicicletas elétricas se equiparam conceitualmente aos ciclomotores de 50 cm3, apesar de desenvolverem cerca de metade da velocidade (30 km/h) e um sexto da potência.
"A proliferação das "e-bikes" exigiu decisão rápida do Contran", afirma Orlando Moreira, coordenador de infraestrutura do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). "A principal preocupação é quanto ao número crescente de mortes de condutores de veículos de duas rodas", justifica.
A Resolução 315 do Contran, em vigor desde 8 de maio, estabelece que todo ciclomotor, elétrico ou não, deve ser equipado com retrovisor, farol, lanterna, velocímetro e buzina, além de exigir do condutor capacete e habilitação ACC ou A, de moto.
"As "e-bikes" deveriam ter regulamentação própria. É um grande equívoco classificar a bicicleta elétrica como se fosse uma "scooter". Na Europa, por exemplo, os veículos de duas rodas com motores elétricos, limitados a 25 km/h, são vistos como uma bicicleta comum", compara Ricardo Marques de Féo, diretor da General Wings, fabricante de bicicletas motorizadas.
Para Moreira, que também faz parte do comitê que debate legislação de trânsito, a norma do Contran pode ser aperfeiçoada, caso haja proposta para justificar mudança.

Eu acho que mais que um grande equívoco, é uma grande estupidez equiparar as bicicletas elétricas a veículos como scooters e motos. As bikes elétricas desenvolvem velocidades muito baixas que ficam no máximo entre 25km/h e 30km/h. São velocidades que um biker comum pode alcançar no seu dia-a dia. Já uma scooter das mais simples chega fácil à 60km/h. Exigir dos ciclistas que tenham carteira de moto é dificultar o acesso de todos a um meio de transporte mais eficiente, barato e muito menos poluente, além de silencioso.
As bicicletas elétricas são muito utilizadas na Europa e na Ásia, especialmente pela população mais pobre como forma eficiente de se chegar ao trabalho especialmente em distâncias mais longas. Tomara que os ciclistas e suas entidades representativas consigam apresentar uma proposta que reverta esta situação.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

1o. Eco Brasil de Cicloturismo


Devido ao meu trabalho não poderia comparecer ao 1o. Eco Brasil de Cicloturismo como havia dito no post anterior. Mas graças à Pat, pude pelo menos participar da pedalada de ida para o evento. Saímos do Rio pegando a barca das 6h e 30min e chegamos na Fazenda na hora prevista às 10h e pouco da manhã. Foi um grande prazer conhecer todos os ciclistas que participaram da aventura. Ri e me diverti muito graças ao alto astral do grupo. Passei um sufoco na subida da serra e cheguei quase a empurrar a bicicleta porém uma parada salvadora no posto quase no alto da montanha impediu este mico maior. Pude parar, tomar uma aguinha, e não atrasar ninguém. Não mais do que eu já havia atrasado. Conheci um trecho dos caminhos de Darwin  e a deslumbrante Serra da Tiririca. O pedal pelos caminhos de Darwin é mais que sensacional: trechos de adrenalina pura com descidas maravilhosas. Havia chovido bastante durante a semana o que só tornou tudo mais divertido, difícil e enlameado. Havia um trecho de subida que nem me atrevi a subir pedalando pois já estava mortinho e tudo era escorregadio demais para a minha Caloi Sport Comfort com pneus Slick. A maioria também subiu empurrando mas há sempre os craques que sobem pedalando com habilidade e força. Quando estes craques têm muito mais idade que você... tudo se torna mais impressionante.Pena que não podia assistir às palestras pois às 14h tive que voltar para ir trabalhar. A Pat, apareceu por lá para  me resgatar.
Ficam aí algumas fotos para registrar o evento. Foi um prazer conhecer aquelas pessoas e pedalar com elas. Não cito aqui o nome de ninguém porque certamente, com minha memória amébica, esqueceria ou colocaria errado o nome de alguém. Mas faço questão de agradecer à todo o pessoal da organização e especialmente ao Horácio da Via Pedal, nosso guia e organizador do passeio.
Já soube que a Mulher de Ciclos esteve presente e tenho certeza que nos contará como foram as palestras e as outras pedaladas. Estou bem curioso para saber. Se não contar, paciência. Quem mandou você não ir e eu sair mais cedo?

EXPERIMENTE

Clique aqui para ver as fotos completas

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Evento imperdível


Pois é amigos, este evento aí embaixo é imperdível para quem curte viajar de bike ou está pensando em experimentar. Infelizmente, para variar, não poderei comparecer pois estou em cartaz e faço espetáculo no fim-de-semana. Nós atores trabalhamos enquanto os outros se divertem... Mas não deixem de comparecer. Será inesquecível.


1º ECO BRASIL DE CICLOTURISMO

DATA: 17 e 18 de outubro (sábado e domingo)
PROGRAMAÇÃO:
Sábado dia 17 de outubro
• 06:00hs – Encontro na Praça XV-RJ para o Pedal até a fazenda pelo Caminho de Darwin.
• 10:00hs – Chegada na Fazenda Itaocaia Valley (quem preferir pode ir de carro)
• 11:00hs – Tempo livre para almoço
• 13:00hs – Início das Palestras e Bate Papo
Normas da ABNT sobre Turismo de Aventura
Raphael Raine (Coordenador da Comissão ABETA-RJ)
Noções básicas de GPS
Palestrante: Horácio Junior (Via Pedal)
Mobilidade e Código de Trânsito
Palestrante: Zé Lobo (Presidente da Transporte Ativo)
História do Cicloturismo no Rio de Janeiro
No Rio, Alberto (Kraft Bikes) e em Niterói, Cláudio Santos (Amazonas Bike)
Bate Papo e Troca de Experiências:
• 18:00hs – Finaliza as Palestras e Bate Papo.
• 20:00hs – Pedal Noturno – Praia de Itaipuaçu (estrada de terra com iluminação natural)
Domingo dia 18 de outubro
• 06:00hs – Acordar e se preparar para o Pedal
(neste dia também haverá grupos de ciclista vindo para o evento de bicicleta saindo da Praça XV)
• 06:30hs – Tempo livre para café da manhã
• 07:00hs – Pedal até Ponta Negra (Avançado) ou até Barra de Maricá (Moderado)
• 11:00hs – Tempo livre para almoço
• 13:00hs – Início das Palestras e Tira Dúvida
Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro
Palestrante: Cláudio Santos (Presidente da FECIERJ)
Bicicleta Reclinada
Pedro Zöhrer (Bicicletas ZÖHRER)
Anuncio do 1º Circuito de Cicloturismo do Estado do Rio de Janeiro
Palestrante: Rodrigo Lima (Secretario de Turismo de Santa Maria Madalena)
Ciclovia Ilha do Governador á Duque de Caxias
Sérgio Ricardo e Nélson (OMA Brasil)
Tira Dúvida
Assuntos: perguntas para profissionais sobre lesões (auto ajuda), treinamentos, alimentação, mecânica (básica e gatilhos), primeiros socorros, alongamento, kit viagem e etc.
• 18:00hs – Finaliza as Palestras e Tira Dúvida.
Informações:
http://viapedal.com/excursao2.htm#ecobrasil

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Dia mundial sem carro: 15% a menos de poluição do ar

Deu no Dia ONLINE o Dia Mundial sem Carro reduziu em 15% a poluição do ar na cidade do Rio de Janeiro. Isso mesmo: 15%. Agora imagine se a adesão tivesse sido de todos e se fizéssemos do ano inteiro um ano sem carros. Quantos casos de câncer, asma, bronquite, alergias e outra doenças menos conhecidas seriam evitados se pudéssemos viver numa cidade menos dependente do automóvel?