1. Pedale na rua!
Na calçada você põe os pedestres em risco. Especialmente idosos e crianças. Se for imprescindível pedalar na calçada, faça-o com muita atenção e em baixíssima velocidade. Lembre-se de que se acontecer um acidente você é o culpado, não importam as circunstâncias.
2. Pedale na mão do trânsito!
- na contramão você duplica a velocidade do choque se acontecer um acidente. Se você vem a 25km/h e um carro vem a 50km/h a batida vai ser a 75km/h. Já se você andar na mesma mão dos carros acontece o contrário, a batida seria a 25km/h;
- na contramão o carro te vê muito em cima e às vezes muito tarde para frear ou desviar;
- os pedestres que atravessam a rua e os carros que saem das garagens não vão te ver pois geralmente só olharão para o lado de onde vem os carros;
- menos de 4% dos acidentes de bike são por colisão traseira.
3. NUNCA pedale colado ao meio-fio!
Dê sempre uma distância dele. Ocupe mais ou menos 1/3 da faixa de rolamento. Por mais que os carros tirem fino de você é bem mais seguro dar esta distância. Primeiro porque você vai ter para onde correr se por acaso um carro vier pra cima (isso já me aconteceu uma vez). Se você estiver colado no meio-fio você vai bater nele e vai cair. Segundo porque os carros vão te ver melhor, mais cedo e vão pensar duas vezes antes de querer te ultrapassar tirando um fino. Geralmente eles vão pra outra pista pra te ultrapassar. Se você estiver colado ao meio-fio eles vão te espremer. Isso é um fato. Faça o teste nas ruas se quiser. Outro perigo são os bueiros. Se você andar juntinho ao meio-fio corre o risco de cair num bueiro aberto. Aliás, uma boa medida de distância mínima do meio-fio é o bueiro, ande sempre fora da linha deles.
4. Pedale por ruas internas e menos movimentadas!
Só fuja a esta regra se for hora do rush. Neste horário, as ruas principais costumam estar engarrafadas. Aí é tranquilo seguir por elas. O inimigo da bike não é o carro mas o carro em alta velocidade. Mas lembre-se de que você não é motocicleta para sair costurando pelo meio dos carros. Ande com prudência.
5. Os ônibus são os maiores inimigos da bicicleta!
E os que mais matam ciclistas no Brasil. Isto me leva a próxima dica.
6. Considere pedalar pela esquerda!
Pode parecer loucura, e certamente alguns ciclistas não vão concordar comigo, mas no Rio de Janeiro é bem mais seguro pedalar pela esquerda, especialmente nas vias de grande fluxo e com muitos ônibus. Os ônibus têm que parar nos pontos que são sempre na direita. A cada vez que eles vão parar e que vão sair do ponto você estará em perigo. Não só porque os motoristas, em sua imensa maioria, sãomal treinados mas porque, muitas vezes, eles não conseguem enxergar a bicicleta. Fuja dos ônibus sempre. Outra razão de andar pela esquerda é o estado das pistas. No Rio o asfalto é péssimo e na direita, por causa do maior fluxo de veículos pesados, os buracos são muito piores. Por fim, na esquerda o carro vai te ultrapassar pela direita e o motorista vai ter uma noção bem melhor do espaço que você ocupa, exatamente o oposto do que acontece quando você anda pela direita. Ao contrário do que alguns pensam, o Código brasileiro de trânsito não proíbe o ciclista ir pela esquerda.
Esta regra não vale, ou não é necessária, nas seguintes situações: ruas onde inexiste ou é muito raro o tráfego de ônibus e ruas de mão-dupla.
7. Seja visto!!
Isso é o mais importante. Não se esconda no trânsito, não cole no meio-fio, à noite use luzes, faróis, pisca-piscas, faixas reflexivas, enfim, tudo o que puder usar para chamar a atenção para você. Roupas claras também são essenciais. Seja visto sempre.
8. Use capacete!
Capacete é um seguro de vida. Um acidente bobinho, na ciclovia, pode ser mortal simplesmente pela falta de um capacete. Para andar no trânsito então... Eu nunca precisei usar o capacete e espero nunca precisar, assim como nunca precisei usar o cinto de segurança do carro. Mas basta um dia que eu precise, se estiver sem... Outro motivo pelo qual é bom usar o capacete é o respeito que os motoristas passam a ter por você. Você passa a ser um profissional e inconscientemente ou não, os motoristas têm um cuidado maior com a sua pessoa. Use um dia e veja a diferença. Na hora de comprar um capacete gaste um pouquinho a mais mas compre um capacete de uma boa marca. Priorize o seu conforto. Use um capacete mais leve e, principalmente, que seja bem ventilado. No Rio de Janeiro isso é fundamental.
9. Cuidado com CRUZAMENTOS!
Nada menos que 75% dos acidentes com ciclistas nas cidades acontecem nos cruzamentos. É isso mesmo, 75%. Se você considerar os acidentes graves, que matam ou deixam sequelas, esse número aumenta ainda mais. Portanto cuidado com eles. No link do Universo Orgânico no fim deste post você encontra várias situações de cruzamentos e como se portar em cada uma delas. Não deixe de acessar.
10. Toda regra tem exceção!
Há situações que é melhor para a sua segurança ir pela calçada, ou fazer uma pequena contramão, ou andar pela direita... enfim. Nada é 100% exato. Use o bom senso.
Para saber mais sobre como se orientar no trânsito acesse: Universo Orgânico
Mais informações também em:
- Escola de Bicicleta
- + Vá de Bike +
PEDALE COM SEGURANÇA E BOM-HUMOR
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Há 10 meses
O link para o Universo Orgânico está com erro.
ResponderExcluirVc viu o vídeo da necessidade de elementos iluminadores no ciclista???
Mudança de planos!!! Sábado iremos no Cristo. Vamos?????????????????
Vi o vídeo sim. Muito bom e útil!
ResponderExcluirVou consertar o link.
Sábado eu adoraria ir. Não sei se consigo chegar até o fim mas valeria a tentativa. O problema é se vou conseguir acordar cedo... rs.. Mas vou tentar muito!
Abs!