domingo, 7 de junho de 2009

Apocalipse motorizado

Aqui vai um dado estatístico retirado do sítio Apocalipse motorizado. O nome do sítio já diz tudo e é uma das referências do movimento pelo transporte ativo no Brasil.

:. lixo e poluição
- pneus descartados anualmente no Brasil: 40 milhões
- os veículos são responsáveis por 70% da poluição na cidade
- 7 a 10 pessoas morrem diariamente por causa da poluição (geralmente idosos ou crianças).


Nós, classe média e daí para cima, somos pessoas que podemos nos dar o luxo de ter um carro. Somos em torno de 25% da população e impomos à imensa maioria, uma vida no meio do caos, do barulho e da poluição por gases que matam os mais frágeis e nos envenenam a todos, causando doenças a longo prazo.

Além dos gases, as pessoas que dependem de transporte público, têm que passar horas engarrafadas, em veículos entupidos como latas de sardinha. E isso acontece porque uma minoria quer ter um carro por pessoa e prefere passar horas engarrafada na sua lata de sardinha particular, com ar-condicionado e vidros elétricos .

É exatamente assim que acontece. Não é um exagero panfletário. É um fato. Longe de mim defender a abolição completa dos carros ou à proibição de seu uso, etc. Mas é claro que alguma coisa está muito errada. As cidades, especialmente as metrópoles, tem que repensar seus conceitos e se preocupar com uma cidade feita para as pessoas e não para os carros.

Você com certeza não precisa do seu carro para tudo o que você faz. Diminua a dependência das quatro rodas. Pelo seu bem e de quem você ama, vamos construir uma cidade mais humana.

EXPERIMENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário