domingo, 13 de setembro de 2009

Novo circuito de cicloturismo

Santa Catarina já possuía um famoso e belíssimo circuito de cicloturismo, o chamado "Vale Europeu" (criado em 2006), que passa por pequenas cidades do interior do estado, e que tem montanhas e cachoeiras entre seus atrativos principais. O sucesso deste circuito inspirou a criação de um novo circuito catarinense, focando desta vez as belas praias da costa do Estado.
O circuito "Costa Verde & Mar" tem 270 km de extensão e passa por 11 cidades catarinenses mesclando litoral e interior. Esta variação de paisagens torna o percurso bem interessante e nada monótono. Outro atrativo do novo circuito é que ele é bem leve, com a maior parte do percurso por estradas sem grandes desafios de subida. Este fato, aliado à segurança do circuito que passa quase todo por estradas de terra e ciclovias das cidades visitadas, torna a viagem muito atraente para quem nunca fez uma cicloviagem ou não está preparado para desafios físicos maiores.
Para quem não sabe, os circuitos de cicloturismo são inspirados no "Caminho de São Thiago de Compostela", O ciclista, assim como o peregrino, tem todo um roteiro já pronto para a sua viagem e encontra ao longo do caminho facilidades que incluem, redes de hospedagens e alimentação preparadas para ele, assim como mapas e outras facilidades. No caso das bikes, aluguel de bicicletas, oficinas, enfim um comércio que visa o ciclista.
O Bicicletista ainda não teve oportunidade de testar nenhum dos roteiros de cicloturismo brasileiros. Suas viagens sempre foram na "cara e na coragem". Mas em breve espera poder conhecer um destes roteiros e vai contar aqui suas impressões.
Se você tem vontade de fazer uma cicloviagem pense seriamente num roteiro destes.

EXPERIMENTE

Para saber mais:
- clique aqui para ler a excelente matéria de Alexandre Ciszewski;
- clique aqui para o site do circuito "COSTA VERDE & MAR"

Nenhum comentário:

Postar um comentário