quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Contran vê bicicleta elétrica como ciclomotor: uma estupidez.


Deu na Folha de São Paulo:


Contran vê bicicleta elétrica como ciclomotor

da Folha de S.Paulo (25/10/2009)
Para o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), as bicicletas elétricas se equiparam conceitualmente aos ciclomotores de 50 cm3, apesar de desenvolverem cerca de metade da velocidade (30 km/h) e um sexto da potência.
"A proliferação das "e-bikes" exigiu decisão rápida do Contran", afirma Orlando Moreira, coordenador de infraestrutura do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). "A principal preocupação é quanto ao número crescente de mortes de condutores de veículos de duas rodas", justifica.
A Resolução 315 do Contran, em vigor desde 8 de maio, estabelece que todo ciclomotor, elétrico ou não, deve ser equipado com retrovisor, farol, lanterna, velocímetro e buzina, além de exigir do condutor capacete e habilitação ACC ou A, de moto.
"As "e-bikes" deveriam ter regulamentação própria. É um grande equívoco classificar a bicicleta elétrica como se fosse uma "scooter". Na Europa, por exemplo, os veículos de duas rodas com motores elétricos, limitados a 25 km/h, são vistos como uma bicicleta comum", compara Ricardo Marques de Féo, diretor da General Wings, fabricante de bicicletas motorizadas.
Para Moreira, que também faz parte do comitê que debate legislação de trânsito, a norma do Contran pode ser aperfeiçoada, caso haja proposta para justificar mudança.

Eu acho que mais que um grande equívoco, é uma grande estupidez equiparar as bicicletas elétricas a veículos como scooters e motos. As bikes elétricas desenvolvem velocidades muito baixas que ficam no máximo entre 25km/h e 30km/h. São velocidades que um biker comum pode alcançar no seu dia-a dia. Já uma scooter das mais simples chega fácil à 60km/h. Exigir dos ciclistas que tenham carteira de moto é dificultar o acesso de todos a um meio de transporte mais eficiente, barato e muito menos poluente, além de silencioso.
As bicicletas elétricas são muito utilizadas na Europa e na Ásia, especialmente pela população mais pobre como forma eficiente de se chegar ao trabalho especialmente em distâncias mais longas. Tomara que os ciclistas e suas entidades representativas consigam apresentar uma proposta que reverta esta situação.

7 comentários:

  1. Oi Paulo! Valeu pela sua passada lá no Blog. meio devagar com as atualizações, mas eu chego lá! rs. rs. Muito bom o seu blog também. Vou acompanhar. É legal ler sobre ciclistas que estão em outros estados brasileiros mas com os mesmos sentimentos, as mesmas idéias... vamos que vamos... pedalando, claro!!!!

    Grande abraço,
    Evelyn

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  2. quero comprar uma bicicleta eletrica.... pode me dar alguma informação? já procurei tanto :/

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  3. Bom dia, Paulo,

    Fico feliz que existem ciclistas9alem de mim) que consideram a bike eletrica um ótimo meio de locomoção PRINCIPALMENTE PELAS CIDADES.

    Gostaria de saber se está interessado em fazer uma corrente de blogs sobre ciclismo. Teriamos links nas nossas barras laterais facilitando o acesso de novos usuarios:

    http://contosdociclista.blogspot.com

    segue ai o meu até mais!

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  4. Oi Leonardo,
    Infelizmente não posso te dar muita informação sobre onde comprar uma elétrica. Mas acho que em grandes lojas como a Kraft bikes ou a Biketech alguém vai te orientar melhor.
    Abs!

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  5. aqui na minha cidade não vende em lojas pois já procurei muito.

    encontrei uns kits de conversão e queria saber qual "presta"... por enquanto só uso a bicicleta em trechos até 10km, quando tentei fazer mais que isso quase morri hehe, usaria a eletrica pra trechos maiores se preciso.

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  6. Oi Léo,

    Pois é, nem sabia que existiam esses kits de conversão. Mas você pode sim pedalar mais de 10km sem se cansar. É somente uma questão de hábito. Porém, se você pensa em ir assim para o trabalho todos os dias, e seu trabalho fica a mais de 10km de sua casa então vale a pena uma elétrica.
    Abs!

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  7. poi é meu trabalho fica a 18 km de casa, até consigo chegar lá pedalando mas o cansaço ainda é inevitável. sem falar no suor e no sol, já que as temperaturas aqui nunca são menos de 32º.

    a elétrica não é tão verde quanto a tradicional mas não polui tanto quanto um carro ou mesmo quanto um carro eletrico. :)

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