terça-feira, 2 de junho de 2009

Largo do Machado - Santa Teresa



Sábado também foi dia de passeio carioca. Saímos do Largo do Machado às 15h em direção ao Parque das Ruínas em Santa Teresa. Não há muito mistério no trajeto. Do Largo do Machado é só seguir pela rua das Laranjeiras e entrar na rua Alice. Dali até Santa Teresa são aproximadamente 4,0km de subida.
Não é uma subida com uma inclinação exagerada e o caminho é praticamente todo asfaltado, o que é muito melhor que os terríveis paralelepípedos. Além disso o visual é lindíssimo tanto pela vista da cidade quanto pelos belíssimos casarões que enfeitam o caminho. Os muros também são quase todos grafitados numa interessante exposição de arte urbana ao ar livre.

Subindo pela rua Alice você vai encontrar a primeira bifurcação junto a uma cabine da polícia. Se você seguir em frente vai para as Paineiras. Mas hoje você quer Santa Teresa então vire à direita na rua Dr. Julio Otonni e continue subindo. Você vai passar por uma pequena comunidade mas sem problemas de tráfico e é só continuar a subida (faça esse passeio durante o dia e de preferência num final de semana ou feriado, nesses dias existem várias viaturas da polícia em pontos estratégicos do caminho zelando pela sua segurança). Quando você encontrar o trilho do bonde passe a segui-lo e você estará no coração de Santa Teresa, na Rua Almirante Alexandrino. Comemore! Acabaram-se as subidas. Você vai passar pelo Largo das Neves, o Largo dos Guimarães e o Curvelo. Se o seu objetivo for o Parque das Ruínas, ao chegar ao Curvelo, dobre a direita seguindo os trilhos do bonde e você chegará ao Parque logo após uma pequena subida em paralelepípedos. Curta o visual da antiga casa de Laurinda Santos Lobo, veja uma exposição, tome um café, relaxe.

Depois volte pelo trilho do bonde e vá conhecer com calma o bairro de Santa. Prédios históricos, restaurantes sensacionais, bares, artesanato, enfim, as atrações são tantas que eu vou colocar aqui o link para o site da Riotur sobre Santa Teresa.
Na volta se você quiser mudar um pouco o caminho desça pela rua Monte Alegre. A descida é íngreme mas curta e você pode terminar seu passeio na Lapa, mais um reduto da boemia carioca. A volta por esta rua é muito tranquila e pode ser feita depois de escurecer, como nós fizemos, sem nenhum problema.

Experimente!

Um comentário:

  1. Esse passeio foi sensacional, e a subida da Rua Alice não é tão pesada quanto parece. Quero descobrir outras ruas para subir santa tereza, quando o passeio é Paineiras a Alice é perfeita, mas será que para passeios mais curtos ou trabalho é possível subir pela SantaRita, Cândido Mendes?

    ResponderExcluir