segunda-feira, 15 de junho de 2009

Passeio Quinta da boa-vista e zoológico



Domingo fomos à Quinta da boa-vista. É uma distância relativamente curta, percurso praticamente todo plano e, nos domingos, pouco trânsito nas ruas.
A descida pela rua do Catete é tranquila, como era domingo e ainda estava cedo, saímos por volta das onze horas da manhã, tivemos que desviar da feira da glória, continuando o caminho pela rua da Lapa na contramão. Não é um grande problema porque esta rua tem pouco movimento nesse dia e várias crianças brincam no meio da pista. Descemos já ao lado dos Arcos da Lapa e atravessamos a pista para pegar a Mem de Sá. No início dela ainda pegamos algum tráfego mas nada muito difícil. É só ir pela esquerda tranquilo e desviando dos buracos. Na altura da Praça da Cruz Vermelha, o trânsito fecha por um bom trecho, e você pode desfrutar de um belo passeio reparando nos velhos casarões, às vezes bem conservados, às vezes caindo aos pedaços. Desfrute também da alegria das pessoas podendo ocupar um espaço que na maioria das vezes está entregue à imensa frota poluidora do Rio de Janeiro.
Na altura da Marquês de Sapucaí o trânsito retorna mas sem muitos problemas. Quando estiver chegando ao Estácio, logo depois que passar pelo impressionante prédio do batalhão da Polícia Militar, tenha a certeza de continuar pela pista da direita pois logo à frente você vai pegar um trecho de mão-dupla. Passe o metrô do Estácio, contorne a praça e PARE no sinal antes de entrar para a Rua João Paulo I(rua que vai virar Dr. Santamini depois do viaduto Paulo de Frontin). É importante não tentar virar direto à esquerda como fariam os carros. Venha pela direita depois do metrô e pare à direita no sinal. Só então atravesse. Se você não consegue visualizar este ponto não se preocupe. Guarde as indicações que você vai entender o que estou dizendo quando chegar lá.
Entrando na João Paulo I vá em frente. Você vai passar por baixo do viaduto Paulo de Frontin. Neste sinal debaixo do viaduto, fique "esperto" pois costumam acontecer alguns roubos por ali (só para registrar: geralmente são roubos à automóveis). Nada muito ameaçador mas não custa nada se mostrar alerta neste ponto e olhando tudo em volta. Esta simples atitude, seja você homem ou mulher, jovem ou idoso, já afasta a maioria dos gatunos que estejam pensando em te assaltar.
Siga pela João Paulo I, e lá na frente vire à direita na rua Campos Salles. É fácil de achar porque é bem na praça Afonso Pena (não confundir com praça Saenz Peña). Você vai ver a estação do metrô e um grande movimento das pessoas curtindo a praça. Siga pela Campos Salles até quase o final. Se você quiser comer uma bela empada e tomar uma (uma só, hein!) cerveja para amenizar a sede, vire à esquerda na Rua Pardal Mallet e siga até a esquina com a rua Afonso Pena. Ali você amarra sua bicicleta na esquina em frente ao Bar do Chico. Peça pro garçom te reservar uma mesinha, atravesse a rua e vá ao Salete comprar uma das melhores empadinhas do Rio. Você compra no balcão mesmo, pede pra viagem e atravessa a rua de volta pro Bar do Chico onde a sua cerveja vai estar te esperando, estupidamente gelada. Deguste as empadinhas com a cervejinha e reflita que, afinal, a vida é ótima...
O importante aqui é não cair na tentação de mais uma cerveja. Primeiro porque o melhor (a Quinta) ainda não veio e segundo porque você está dirigindo. Se liga, malandro!
Depois do lanchinho volte pela Pardal Mallet e entre novamente na rua Campos Salles. Passe para o lado direito da pista e vá até o fim. Na bifurcação que surge pegue o sinal à direita e entre na rua Ibituruna. Siga até o final e vire à direita. Você vai sair na avenida Radial Oeste em frente ao sinal para as estações do trem e do metrô de São Cristovão. Do outro lado desta estação está a Quinta. Você tem duas formas de passar para o outro lado. Se você for experiente e seguro, pode esperar abrir o sinal para os carros que vem da Ibituruna como você e subir o viaduto que fica mais à direita de quem vem pela Radial Oeste. É um viaduto pequeno e lá em cima tem até uma calçada que dá para ir com a bicicleta. Ou você pode desmontar da bike e atravessar pela passarela. Você vai sair dentro da estação do metrô. É só continuar em frente, passar a entrada do trem e descer pelo ouro lado. Parabéns! Você chegou à Quinta da boa-vista.
A Quinta é bike friendly! Isto significa que você pode percorrê-la inteira de bicicleta sem o menor problema. Aproveite para conhecer todos os cantos da quinta, ver as construções históricas, os lagos (às vezes mal-conservados), fazer um piquenique, jogar futebol, enfim, divertir-se. Não deixe sua bicicleta solta nem por um minuto. Se for fazer alguma coisa amarre-a junto às grades do parque, ou dentro de um estacionamento ou em algum dos poucos estacionamentos de bike que encontramos na quinta. Procure deixá-las em locais com algum movimento e sempre bem-amarradas.
Na quinta você pode ir ao Zoo ou ao Museu Imperial.Optamos pelo Zoo. Na entrada perguntamos se poderíamos deixar as bicicletas dentro do Zoo, se haveria um bicicletário ou algo assim. Uma das duas senhoras da entrada foi enfática e disse: NÃO! A outra, mais simpática, pediu que esperássemos porque ela ia chamar o segurança. Esperamos... esperamos... depois de um tempo decidimos amarrar as bicicletas pelo lado de fora, nas grades do zoológico e bem nas fuças do segurança que fica na saída. Quando voltamos para entrar no Zoo, o chefe da segurança me informou que poderíamos sim guardar as bicicletas lá dentro num quarto que eles disponibilizam para isso. Mas aí Inês já era morta... Falei que ia deixá-las lá mesmo onde estavam amarradas e paciência.. Um garotinho que estava com o pai e sua bicicleta sem cadeado guardou o veículo lá dentro, sem problemas.
Portanto, o zoológico é bike friendly, só precisa divulgar e avisar à antipática funcionária da entrada.
O passeio pelo Zoológico é ótimo e barato (R$ 6,00 por pessoa). Na saída nossas bicicletas estavam inteiras. Eu tinha deixado inclusive a bolsinha com as câmaras e bomba de ar e nada foi levado. Em breve voltaremos para visitar o Museu.

Experimente!!!

Largo do Machado _Quinta da boa-vista: 8,5km, leve, percurso todo plano, com tráfego.

Clique aqui para ver o percurso

Abaixo as fotos do passeio:
Passeio_Quinta_ da_ boa-vista

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. eu que sou fã do blog e amo muito minha bike não fui nesta ae pq graças a cidade maravilhosa e seus incríveis bueiros destapados tomei uma vaca na última sexta feira em pleno toró que caiu sobre a cidade e estou de molho,mas como Paulo e Pat me chamaram pro passeio e fiquei triste por não poder ir,recomendo que este ae seja repetido,principalmente esta parte do trajeto que envolve a degustação de "hummmmmmmmmmm... empadinhas..e com certeza estou louca para conhecer o macaco que estes amigos queridos juram ter um corte de cabelo semelhnate ao meu..bye!!

    17 de Junho de 2009 13:25

    ResponderExcluir
  3. hehehe. Vamos voltar com certeza. E comeremos as empadinhas novamente.
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Valeu por postar o roteiro cara. Hoje, mais de dois anos depois, isso me foi útil.

    Fiz o passeio partindo da Cinelândia/Lapa e o roteiro foi valiosíssimo.

    Valeu mesmo,

    Bruno.

    ResponderExcluir