segunda-feira, 20 de julho de 2009

ARRAIAL DO CABO_BÚZIOS_01









Sexta-feira à noite resolvemos, assim, de repente, fazer uma viagem. Por acaso, eu e minha mulher, iríamos trabalhar no fim-de-semana e mais por acaso ainda fomos ambos liberados do batente. Chegando em casa e descobrindo esta feliz e rara coincidência resolvemos ir para Arraial do Cabo e, pela primeira vez, levamos nossas bicicletas.
Já eram sete horas da noite quando resolvemos ir. E tínhamos um problema. Como levar as bikes? tentei achar uma bicicletaria aberta e havia uma no Norteshopping. Eles tinham aquele suporte para carro que leva duas bicicletas mas disseram que não é reconhecido pelo DETRAN e que um guarda rodoviário poderia encrencar. O que é reconhecido pelo DETRAN é o de teto e custa em torno de R$ 700,00. Ainda vou checar melhor estas informações e em breve farei destes bagageiros tema de um post próprio.
Como não dava pra arrumar um bagageiro para bikes a tempo, decidimos levá-las dentro do carro retirando as rodas da frente. O carro é uma UNO e tem cilindro de gás. Deitamos o banco traseiro e com algum malabarismo conseguimos enfiar as duas lá dentro, tentando proteger as partes mais sensíveis das bicicletas.
Quando enfim terminamos tudo fomos comer alguma coisa na feirinha "junina" aqui no Largo do Machado e encontramos uns amigos com quem gastamos um tempinho. Saímos do Rio às 22h rumo a Arraial do Cabo onde chegamos um pouco antes da 1h da manhã de sábado. Até dormir, levamos um bom tempo.
Nossa intenção era levantar às 10h da manhã mas ninguém abriu os olhos antes das 11h e 30min. Conseguimos sair para passear por volta de meio dia e meia, o sol estava alto e forte e demos graças a Deus de ser inverno, se fosse verão não conseguiríamos pedalar a esta hora.
Tínhamos uma meta ousada: Búzios. Ousada não pela distância em si mas pela total falta de conhecimento do caminho e mesmo de experiência em cicloviagens.
Nos mapas turísticos vimos que de Arraial até cabo Frio e de lá a Búzios andaríamos em torno de 35km. Mas os mapas não contam a quilometragem dentro das cidades o que com certeza aumentaria bastante esta distância. Também não conhecíamos o caminho, ou que estradas pegar. Usaríamos o bom senso, e a boca para chegarmos bem.
Partimos. E pegando a estrada de Arraial para Cabo Frio resolvemos parar para pedir informações na saída da cidade no posto de informações para turistas de Arraial. A simpática moça que nos atendeu não sabia dizer qual era o melhor caminho para as bicicletas, nem se havia ciclovias por Cabo Frio. Só sabia que Búzios era muuuuuito longe e que éramos malucos de ir de bicicleta. O guarda que fazia a segurança do local endossou as palavras da moça. Depois de ouvir todos estes incentivos decidimos seguir viagem.
A estrada que liga Arraial a Cabo Frio é linda. Passamos ao lado das dunas e de imensas áreas vazias. Há recantos escondidos para quem passa pela estrada como uma Lagoa imensa e localizada juntinho ao mar numa área ainda muito bem preservada. Foi lá que paramos, descansamos e fizemos algumas fotos.
Em Cabo Frio depois de passar pelo Parque das Dunas, seguimos pela orla passando pela praia do Forte e indo em direção ao centro onde tomamos um fantástico açaí com granola e compramos energéticos em gel que havíamos esquecido de levar. De lá atravessamos a ponte sobre o canal, rumo a Búzios e fomos perguntando qual seria o melhor caminho para lá. Nos indicaram um caminho que passava por dentro dos subúrbios da cidade e que tem uma ciclofaixa imensa muito utilizada pelo povo. Começava a escurecer. Eu fiquei meio preocupado mas a Pat me convenceu a continuar. Pegamos a estrada nova para Búzios e no meio dela a escuridão era total. Ficamos meio apreensivos mas seguimos em frente. No caminho pedimos informações a uma mulher. Ela disse para tomarmos cuidado porque ali havia muitos assaltos e não era bom circular de noite. Mas que Búzios estava chegando e não valia a pena retornar. Seguimos. Deste ponto em diante a estrada ficou realmente perigosa. Escura, de mão-dupla, sem acostamento e esburacada, ali realmente corremos risco e não aconselho ninguém a tentar a façanha.
Mas então... Búzios apareceu.
Amanhã eu conto como foi a segunda parte deste road post.

EXPERIMENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário