segunda-feira, 13 de julho de 2009

Quinta da boa-vista II - Museu Nacional

Sábado foi dia de passeio carioca. Estávamos muito querendo voltar à Quinta da Boa Vista. Não visitava aquele museu desde a infância.
A ida foi bem tranquila. O caminho foi o mesmo feito no outro passeio. Se você quiser visualizar o mapa e as fotos desta primeira ida à Quinta, clique aqui. Apesar das ruas do centro não estarem fechadas no sábado não tivemos problemas com o trânsito. Econtramos nossa amiga Aline no "Bar das Quengas" na Lapa e seguimos de lá em três até São Cristovão.

A Quinta da boa-vista é amiga do bicicletista e na entrada do museu há um estacionamento perfeito para bicicletas: seguro, conservado e num lugar bem exposto às pessoas que circulam pelo parque. Deixamos as três bicicletas ali bem amarradinhas e fomos visitar o museu. O Museu Nacional está em reformas com apenas uma pequena parte do acervo em exposição e muitas salas fechadas à visitação. Um cartaz na entrada explica este fato ao público, pede desculpas e ainda conta a história triste de abandono do museu que só no início desta década conseguiu financiamento público para voltar a respirar.
Mesmo assim para visitá-lo inteiro gastamos mais de duas horas. São mais de três mil peças em exposição Apesar de estar situado no que foi o palácio real da monarquia brasileira, o museu não tem isso como temática. Toda a história da família imperial se concentra no Mueseu Imperial de Petrópolis. Ali, na quinta, temos um museu de antiguidades principalmete gregas e egípcias e também acervos nas áreas de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia. Do Antigo Egito temos inclusive duas múmias. Há também fósseis de dinossauros das américas e toda uma reconstrução de como seria a nossa América do Sul no tempo dos lagartões. Fósseis e reproduções dos primeiros hominídeos sul americanos também estão por lá e toda a explicação das teorias de ocupação humana das américas. Exemplares da fauna brasileira também habitam o lugar devidamente empalhados. Há uma seção só para a explicação sobre meteoritos, o que são, como caem na Terra e quais os mais famosos encontrados. Na entrada há um meteorito gigantesco. Esse meteorito e as múmias eram as únicas coisas que eu lembrava da visita anterior ao lugar ainda na minha infância.
O ingresso para o Museu Nacional custa míseros três reais, a inteira! É um programa bom de se fazer quando se quer gastar muito pouco. E vale muito a pena conhecê-lo.
Depois do museu fomos para um dos imensos gramados da Quinta e fizemos nosso pequenique. Como estávamos às margens do lago, uma família de patos resolveu lanchar conosco e ganharam uns pedaços de pão integral. Ficamos ali nós e os patos, conversando, comendo e observando as famílias se divertirem na canoagem no lago. Sim, agora existe canoagem na Quinta. Mas a canoagem ficou para o próximo passeio.

EXPERIMENTE!
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário