domingo, 17 de maio de 2009

Passeio pela Urca - Pista Cláudio Coutinho




Um belo passeio de bike que se pode fazer no Rio é pelo tradicional bairro da Urca. Neste post vai a primeira parte do passeio, uma visita a pista Cáudio Coutinho no costão do morro Pão de Açucar.
Quem sai da zona norte ou do centro pode ir pelo aterro do flamengo via ciclovia até o prédio da UFRJ na esquina da Av. Pasteur com Av. Venceslau Brás. Quem vem da Zona sul, da mesma forma chega por lá pegando a ciclovia que vem da orla. Na av. Pasteur siga no sentido dos carros pela direita e aproveite o trânsito tranquilo e com poucas linhas de ônibus. Aprecie a sequência de prédios interessantes pelo caminho com destaque para o prédio do Instituto Benjamim Constant.
Na Praça Gal. Tibúrcio junto à praia estacione sua bike com todo conforto nos bicicletários colocados à esquerda de quem está de frente para o mar. Estão em ótimas condições. Deixe sua bicicleta presa com cadeado e despreocupe-se. O local é área militar e a segurança é total.
Você não pode entrar de bike na pista Cláudio Coutinho, e nem precisava pois o trajeto é curto e muito tranquilo. A pista oferece várias opções de escalada para quem está começando e para quem quer desafios maiores. No fim da pista começa a trilha para escalar o paredão do pão de açucar.
Mas se você não curte escaladas, como eu, não se preocupe. A vista é linda e o lugar é bom para pescaria também. A flora é deslumbrante e o parque está sendo todo reflorestado. Há algumas pequenas trilhas pelo caminho tanto em direção ao mar quanto em direção ao morro. Aventure-se, você não vai se arrepender. Preocupação só se o mar estiver muito agitado, neesse caso o melhor é se contentar em explorar a floresta.
Uma destas trilhas percorrida em torno de 25min leva aos bondinhos no morro. Outra, curtíssima em direção ao mar leva você a um lindo local entre as pedras e banhado pelo mar.
Não deixe de experimentar! É grátis, gostoso e seguro. Bom para levar a criançada também.

Ah! Sim, O Bicicletista é tricolor de coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário