quarta-feira, 13 de maio de 2009

Pedalando à noite

Ontem saí do teatro onde estou em cartaz às terças e quartas. É no Shopping da Gávea. Fui de bicicleta e saí já por volta de 23h e 30min. Estreei meu farol novo da Cateye que realmente faz muita diferença. Ele tem uma luz bem potente e ilumina a frente e as laterais também. Isso quer dizer que quem um carro ao seu lado percebe a luz do farol.
Mas este post não é para fazer propaganda do farol e sim para falar das delícias de pedalar à noite.
Em primeiro lugar, desde que você esteja equipado com pisca traseiro, refletores espalhados pela bike(olhos-de-gato) e farol, os carros vão te ver antes e mais cedo do que durante o dia porque as ruas estão mais vazias. Pelo mesmo motivo os motoristas costumam estar menos estressados, e você pode ocupar uma faixa da rua com maior tranquilidade.
Claro que estamos falando de uma terça-feira. Nos sábados o movimento deve ser maior e acho que entra em campo o fator motorista alcoolizado. Mas não costumo pedalar nos sábado à noite. Pelo menos ainda não.
À noite, portanto, diminui o risco do fator trânsito. Por outro lado aumenta o risco do fator assalto. Para quem vive numa cidade grande e no Rio em particular este é um fator que nunca deve ser desprezado.
Durante à noite você deve a todo custo evitar andar na calçada e, por mais triste que pareça, nas ciclovias também. Claro que falo daquelas menos movimentadas mas acho que a partir de umas 22h a única ciclovia da zona sul mais ou menos segura é a da orla. As outras são muito arriscadas. Você na ciclovia ou na calçada é um alvo fácil de ser cercado.
Mas este assunto vai merecer uma sessão especial aqui no Blog.
Este post, que já vai ficando mais longo do que eu gostaria, é só para falar da delícia que é pedalar à noite nas ruas mais desertas desta cidade inigualável. Pedale à noite. É uma delícia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário