segunda-feira, 11 de maio de 2009

Indiferença

Minha mulher estava de bike passando entre os carros quando uma mulher abriu a porta do carona de um taxi para desembarcar. Ela bateu na porta e rolou por cima do capô do carro ao lado. Graças a Deus ela sofreu apenas pequenas escoriações mas ainda caída no asfalto viu a mulher que abriu a porta simplesmente se afastar sem sequer perguntar se ela havia se machucado. O motorista do taxi fechou a porta e saiu. Apenas a dona do carro por cima do qual ela havia rolado saiu do veículo e veio ajudá-la. Ou seja, aquela que não tinha nada a ver com a história e que ainda teve seu capô levemente amassado foi quem se preocupou em oferecer ajuda.
Indiferença de uns e amor ao próximo de outro.

Trânsito loooouuuco...

2 comentários:

  1. Tinha que ter anotado a placa do veículo e feito registro de ocorrência numa delegacia.
    Estima-se que o número de ciclistas vítimas do trânsito, seja muito maior que o registrado, pois raramente estes fazem registros.
    Se mostrarmos um número expressivo, talvez alguém (poder público) comece a se preocupar por nós (e não somente nós mesmos) e quem sabe mudar algo.
    Teve um projeto de lei da Solange Amaral (não sei se foi aceito e tb não sou cabo eleitoral dela rsrsrsrs), mas que buscava nos proteger e assegurar nossos direitos no trânsito.
    Se eu achar algo, te passo.

    Abraços e boas pedaladas!

    Gledson Silva

    ResponderExcluir
  2. Tão inesperado quanto a porta de um carro fazer voar o ciclista da sua bike,também são os buracos absurdos que pontuam as ruas,e uma vez que os ciclistas não tendo nas ciclovias suporte para seu deslocamento são obrigados a usar as ruas,um buraco,uma porta aberta sem ate~çaõ,uma fechada de um veiculo motorizado, podem sim significar consequencias bem maiores que escoriações..uma vez que a bicicleta se torna cada dia mais uma opção de transporte,acho que seria mais do que hora de revindicações tais como ciclovias descentes e interligadas passarem a pauta da infraestrutura urbana...não é mais uma questão de estética a cidade ter ciclovias,é uma necessidade porque a bicicleta como transporte urbano é hoje uma realidade.
    O problema é que tantas são as necessidades e tão pouca a vontade e a responsabilidade de oferecer um mínimo de estrutura aos moradores das cidades..temos locais em meio a av brasil onde familias inteiras se veem forçadas a atravessar a rua em meio aos carros,onibus e caminhões em velocidade, porque não existem passarelas ou sinais de transito...comunidades inteiras sem agua,esgoto,até sem luz...crianças sem transporte para chegar a escola que atravessam a pé kms em busca da merenda e da educação(com certeza nesta ordem de prioridade).
    Mas as bicicletas todas nas ruas em um,dois,tres,...REPETIDAMENTE ao longo dos tempos..uma vez por mes e sempre de repente em um dia pré fixado,virar uma data como virou o feriado do Zumbi,ou de Jorge...movimentos para chamar atenção para o compromisso do cidadão antes de tudo com a qualidade de vida, poderia ser uma ótima e inteligente arma...
    To dentro!
    Para que talvez através destes movimentos circulares,coloridos e silenciosos as pessoas reencontrem a civilidade em seus cotidianos e consigam recuperar os sentidos todos pelo visto embotados..ou será que esta senhora e motorista do taxi gostariam de ver seu filho jogado no asfalto por uma ato de violencia gratuito?

    ResponderExcluir