quarta-feira, 27 de maio de 2009

Novas ciclofaixas em Copacabana

Sensacional! Que bom ver que a atual prefeitura, apesar das apreensões de bicicletas, está comprometida com o incentivo ao transporte cicloviário. E de maneira inteligente. Vejam esta matéria que saiu hoje no jornal O Globo:

"RIO - Com o objetivo de incentivar o uso das bicicletas públicas do projeto Pedala Rio por moradores e visitantes de Copacabana, a prefeitura baixará,em junho, o limite de velocidade das ruas Duvivier, Rodolfo Dantas e Ministro Viveiros de Castro. Outra medida será a instalação de uma ciclofaixa (segregada com tachões) na Rua Figueiredo Magalhães. Ainda visando a estimular os deslocamentos entre a avenida Atlântica e as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo do metrô, onde ficam as seis bases de aluguel de bicicletas, a prefeitura ampliará, numa terceira etapa, o projeto para a Rua Xavier da Silveira e a Avenida Henrique Dodsworth. Neste caso, ainda está em estudo a melhor opção a ser usada (se ciclofaixa ou alteração do limite de velocidade). As primeiras vias que sofrerão mudanças, logo no início do mês que vem,serão as ruas Rodolfo Dantas, Duvivier e Ministro Viveiros de Castro. Elas terão a velocidade limitada a 30 quilômetros por hora e serão transformadas em pistas compartilhadas por carros e bicicletas. Os ciclistas terão prioridade sobre os automóveis nessas ruas, dentro do projeto batizado de Zona 30.
Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, essas ruas, que são consideradas secundárias para o trânsito do bairro, ganharão sinalização horizontal e vertical especial. O Zona 30 será lançado juntamente com uma campanha de educação ambiental e para o trânsito. Agentes da CET-Rio e da Secretaria de Meio Ambiente serão distribuídos na região nos primeiros dias de implantação da iniciativa, para orientar os motoristas sobre como agir."

A construção de ciclofaixas é muito mais barata e racional do que a construção de ciclovias. Além de colaborar com a reeducação de todos, pedestres, motoristas e ciclistas. Parabéns ao prefeito e a seu secretário de meio-ambiente, ao Instituto Pereira Passos e aos amigos da Transporte Ativo por mais esta vitória.


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. muito boa esta noticia ae,mas já é fato??achei a ideia muito prática ae se acompanhado deste projeto de educação pode ser apenas o inicio de uma nova viosão da sociedade e da cidade sobre as bicicletas no transito,e ae tb sobre as questões de segurança que envolvem os ciclistas..muito boa a visibilidade que este projeto traz a todos aqueles amantes do vento e do tesouro da juventude...parabens a prefeitura e a seus orgãos competentes ..e ao bicicletista sempre antenado..valeu!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda ão é fato mas as obras já estão começando. Dia 05 de Junho haverá a inauguração do primeiro trecho com a presença do prefeito e do Governador.
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Agora temos uma ciclofaixa em Copacabana. Isso abre espaço para um sonho antigo meu, a ciclovia para a Barra. Acho que uma ciclofaixa do Leblon até a região oceânica na Barra seria o paraíso para todo carioca!

    Afinal de contas são apenas 8.5km no total, facilmente percorridos em meia hora. Para quem precisa enfrentar a hora do rush na Lagoa-Barra sabe que isso é um tempo recorde. Além do que os ciclistas que fizerem o trajeto vão deixar de contribuir para o engarrafamento e para os ônibus lotados! Será que é possível criar vontade política para a criação de uma ciclofaixa na Niemeyer e no Joá? Vamos ver... por enquanto nem questão da ciclovia Lagoa-Botafogo foi resolvida.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de alterar uma postagem que fiz, pois receio que me prejudique. É possível?

    ResponderExcluir